É possível dar de mamar para dois bebês ao mesmo tempo? Qual o segredo do sucesso da amamentação exclusiva de múltiplos? O que é preciso saber para não desistir? Respostas a essas perguntas e outras informações estão nesse guia prático que elaboramos para as mães que desejam aleitar duas crianças juntas:

Todas Podem
Praticamente toda mulher é capaz de amamentar gêmeos em aleitamento exclusivo por seis meses. Algumas podem não ter uma produção adequada, como aquelas que fizeram mamoplastia redutora ou que apresentam quadro de depressão pós-parto ou de estresse, por exemplo.
O aleitamento materno não tem nenhuma ligação com o número de crianças amamentadas ou com o tamanho do seio. Toda mãe pode produzir leite para gêmeos e até para trigêmeos sem precisar complementar com fórmulas lácteas, pois a produção de leite está diretamente ligada à pega correta e estímulos.
Vontade, organização e ajuda constante
“Apesar de praticamente toda mulher ser capaz de amamentar gêmeos exclusivamente, na prática isso requer disponibilidade de tempo, uma grande dose de dedicação, muita organização e ajuda”, afirma Roberta Ferreira Belini, enfermeira do Einstein.
E nem todas as mães que desejam e tentam têm todos esses requisitos. A falta de ajuda nas tarefas da casa e com os bebês, impede que ela tenha ânimo para se dedicar somente à função de ser uma “aleitadora”. Esse desânimo leva à falta de confiança de que é capaz de amamentar dois bebês ao mesmo tempo e de forma exclusiva. Por fim, sem ajuda e cansada, a mãe também se perde na organização da rotina da casa e dos cuidados dos bebês. Cria-se um círculo vicioso.
Uma das recomendações é que as mães tenham ajuda tanto durante o dia quanto à noite e que nos primeiros meses, se possível, não se preocupem com mais nada além da amamentação.
Rotina é tudo – mas nem todo dia dá certo!
Estabelecer uma rotina é muito importante para a organização da casa, dos bebês e da mãe. Mas quando se trata de bebês, nem sempre a rotina funciona. Tem dia que um está com cólica ou o outro está mais choroso e todo esquema precisa ser deixado de lado para dar mais atenção ao bebê que mais demanda. Isso significa, por exemplo, ficar mais tempo com ele no colo. A mãe deve saber se organizar de acordo com o horário da amamentação dos bebês. Atividades como comer, tomar banho e descansar devem ser feitas nos curtos intervalos entre as mamadas. “E como está amamentando duas crianças por vez, a mãe não deve esquecer-se de se alimentar bem, beber líquidos e descansar ou relaxar”, alerta Roberta.
Bebês múltiplos não precisam mamar juntos
Nas primeiras semanas o ideal é colocar um filho de cada vez no seio até a mãe se sentir segura. O primeiro a mamar é aquele que chora antes de fome. “À medida que os bebês vão crescendo fica mais fácil aleitar simultaneamente, inclusive para dinamizar o tempo. Mas cada mãe deve se organizar como for mais confortável para ela e para os bebês”, orienta Roberta. O importante é saber que é praticamente impossível colocar os dois ao mesmo tempo no seio sem ter a ajuda. Isso porque um bebê sempre termina de mamar antes do outro e precisa ser colocado para arrotar.
As melhores posições para levar os dois aos seios
ao mesmo tempo
ao mesmo tempo
Para amamentar ao mesmo tempo, use almofadas em posição de meia lua e travesseiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário