Image Map

30 de novembro de 2014

Cuidado com as mamas

| |
Um dos primeiros sinais de gravidez é o aumento das mamas. Elas logo ficam cheias e após o parto podem até dobrar de tamanho. Com tanta transformação, os seios precisam de alguns cuidados enquanto a mamãe estiver amamentando.



Durante a gestação, use sutiãs próprios de amamentação, que têm uma sustentação melhor, as alças são largas e de tamanho correto para o tamanho dos seios. Evite os absorventes para mamas, conchas e intermediários de silicone. Só utilize esses produtos sob orientação profissional. Não é recomendada a limpeza dos mamilos antes ou após amamentar; o banho diário é a higiene suficiente.

 Antes de cada mamada, lave as mãos e retire algumas gotas do colostro espalhando no mamilo e aréola. Este cuidado auxilia a lubrificar e proteger os mamilos.

 Durante o período inicial da amamentação pode ocorrer maior sensibilidade nos mamilos e ingurgitamento mamário, que é o acúmulo de leite nos alvéolos e o inchaço dos tecidos, dando à mama a sensação de "encaroçamento". Uma massagem na região afetada, além da sucção do bebê, são as ações indicadas para drenar o leite na região afetada. 

 Se o ingurgitamento ocorrer durante o período de internação, a equipe do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) orienta no tratamento, ensinando como fazer a massagem. Caso o ingurgitamento ocorra após a alta hospitalar, aproveite as primeiras visitas do Maternidade Einstein em Casa para tirar as dúvidas. Também é possível agendar uma consulta na Clínica de Especialidades Pediátricas, para obter atendimento e orientação em relação à amamentação com enfermeiras obstetras da Maternidade Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário