Image Map

9 de dezembro de 2014

Candidíase na Gravidez

| |
Candidíase de um modo geral



A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Cândida albicans. É um fungo que naturalmente faz parte de nosso organismo, porém nas condições adequadas (umidade, calor e baixa resistência) se prolifera de forma desordenada causando uma infecção. É um fungo oportunista que se aproveita da baixa de resistência de seu organismo para atacar. Alguns fatores em específico facilitam a disseminação desse fungo.

Causas da Candidíase 

Durante a gestação (por conta do aumento dos estrogênio a vagina produz mais glicogênio, que por sua vez altera o ph vaginal dando melhores condições a proliferação do fungo), menopausa (diminuição hormonal que deixa o meio vaginal desprotegido), distúrbios como diabetes (causa o aumento de açúcar na urina e no meio vaginal, deixando-a mais ácida), higiene pessoal (a má higienização, permitindo que fungos do ânus atinjam a vagina. antibióticos (destroem bactérias de defesa do organismo), corticoides (age inibindo a liberação de enzimas de certas células que habitualmente combateriam os fungos) anticoncepcionais (os motivos são os mesmos de uma gravidez) e transmissão sexual (o parceiro contaminado transmite os fungos.

A candidíase ainda pode ser adquirida também através do compartilhamento de roupas intimas, toalhas e em banheiros públicos. Por isso tomem cuidado também com suas crianças, principalmente as meninas, que infelizmente também não estão livres desse problema. Deve-se ainda evitar o uso contínuo de calça jeans e roupas apertadas. Prefira sempre calcinhas de algodão. Passe o fundo das calcinhas e sempre que possível, durma sem calcinha. Nada de protetores diários ou absorventes, os fungo preferem lugares úmidos e abafados.


 Sintomas da Candidíase 
  • Coceira na vulva e no canal vaginal Inchaço
  •  Vermelhidão e inchaço na vulva (parte de fora da vagina) 
  • Ardor ou incomodo ao urinar
  • corrimento branco, espesso e normalmente sem cheiro (semelhante a leite coalhado.)
No caso de uma candidíase não tratada durante a gestação, além da bolsa rota (ruptura da bolsa), você pode transmitir a candidíase para o seu bebê ainda no útero. Chamada de candidíase cutânea congênita, apesar de rara, pode afetar o bebê, tendo como evidência manchas brancas no rosto, pescoço e tronco do bebê bem aparentes no nascimento ou logo nos primeiros dias de vida.

 O bebê pode ser infectado ainda, na hora do parto. Ao passar pelo canal vaginal, no parto normal, a criança tem contato com o fungo e é infectada por ele. Os prematuros são mais suscetíveis ao contágio.

Um grande site, famoso, e aparentemente confiável, vem vinculando a informação de que não é possível infectar o bebê durante a gestação. Pesquisem sobre a candidíase cutânea congênita e se informem. De fato é algo raro, mas de conhecimento dos médicos, portanto é algo real.

"Bebê contaminado no parto."

Como tratar:

 Procure seu G.O, e converse sobre os medicamentos que podem ou não ser usados no tratamento da candidíase na gravidez, e jamais use pomada ou medicamento oral indicado por um conhecido. Use sempre a pomada que o seu G.O indicar.

 A ingestão de carboidratos pode aumentar a acidez vaginal, por esse motivo uma dieta com diminuição frituras, doces, massas, alguns legumes como batata, cenoura, beterraba, farináceos, enlatados e frutas com muito açúcar é essencial. A forma natural mais eficiente de se combater a candidíase é limpando o sistema digestivo. Para isso você deve abusar da ingestão de água e fibras.

Abuse de vegetais- A melancia e o pepino são muito bons porque ajudam o corpo e eliminar água, refrescam e produzem limpeza. Ainda, chuchu, jiló, vagem, maxixe, rabanete beterraba, abóbora, nabo comprido, cenoura, pastinaca, couve rábano, cebola, alho, gengibre, alho-poró, broto de alfafa, broto de feijão, broto de bambu, todas as folhas, algas marinhas (rejuvenescem e matam fungos).


Alimentos e vitaminas que atuam contra a candidíase
 (dieta contra candidíase)

 Alho e cebola, anti-inflamatório e antifúngico
 Ácido caprílico, presente no óleo extra virgem de coco
Alimentos ricos em clorofila, verduras verde escuras
 Tomar suplementos vitamínicos para fortalecer a imunidade
Glutamina, estimulante imunológico
Probióticos, atacam bactérias ruins e fungos
Ómega 3, encontrado no óleo de peixe, prímula e linhaça pólen de abelha gengibre e romã.


Como aliviar os sintomas da candidíase 

 Para aliviar os sintomas que incomodam como a coceira e ardor faça um banho de assento com 1 litro de água, e 4 colheres de sopa de vinagre. O ideal é no mínimo 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
fique no máximo uns 15 minutos sentada na bacia, após seque o local com uma toalha limpa e seca.
 Compressas frias ou geladas com chá de orégano ou camomila, ou gelo também pode aliviar temporariamente os sintomas.
 Outro poderoso remédio caseiro contra a candidíase é o iogurte natural. Introduza na vagina em temperatura ambiente 25 gr° de iogurte com uma seringa (sem agulha) de tamanho médio , duas vezes por dia, durante três dias. O iogurte vai estabilizar o ph vaginal, auxiliando no combate ao fungo.

Mais, o mais recomendado é procurar um especialista no assunto.. caso os tratamentos caseiro não de certo.. bom comigo deu rs, boa sorte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário