Não existe alimento melhor para o recém-nascido do que o leite materno, pois atende a todas as necessidades físicas e psíquicas do bebê. Todos os órgãos ligados à saúde infantil, o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria, além da Organização Mundial da Saúde e a Academia Americana de Pediatria, recomendam que toda criança seja alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida, devendo, se possível, continuar a mamar por um ano ou mais.
Separei algumas dicas e posições para uma boa mamada:
Separei algumas dicas e posições para uma boa mamada:

Durante toda a gestação, hormônios femininos vão preparando o corpo da mulher para amamentar. Os seios ganham volume porque internamente eles se modificam para acomodar a produção do leite. Nas primeiras mamadas, logo após o nascimento, o que sai do seio materno ainda não é o leite, mas o colostro, um líquido espesso em tom amarelado, que se modifica para o leite de transição entre o 5º e o 7º dia após o parto. A ação do colostro pode ser comparada a de uma vacina, pois transmite anticorpos maternos que ajudam nas defesas imunológicas contra infecções e alergias alimentares do bebê.
Ao final do primeiro mês, o leite que o bebê mama é chamado de maduro, devido à estabilização de seus componentes. A composição química do leite materno (proteínas, gorduras, carboidratos, sais minerais) é perfeitamente adequada ao bebê e independe do estado nutricional da mãe, exceto em casos de desnutrição grave. Os nutrientes presentes no leite materno são responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso, e fonte de energia e proteção do sistema imunológico do bebê.
A sucção promove estimulação oral e ajuda a desenvolver os dentes e os músculos da face. Como a digestão do leite materno é fácil, o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo do bebê é melhor e mais rápido quando comparado ao do leite artificial.
A amamentação também traz excelentes benefícios à mulher, pois favorece o vínculo com o bebê, promove a involução uterina e facilita o retorno do corpo materno a sua forma original, além de queimar boas calorias. Enfim, amamentar é tudo de bom!
Fonte:
Fonte:

Nenhum comentário:
Postar um comentário