Um tema intrigante, desafiador e controverso: a chupeta.
![]() |
* * |
E então você engravida e pensa: vou oferecer chupeta para a minha filha, afinal que mal há nisso?
Bom, vou contar para vocês como foi e como esta sendo essa relação Giulia – chupeta – mamãe aqui em casa.
Logo que descobri que estava grávida, fui a uma loja de crianças, pra começar a entrar no mundo infantil. E nesse dia, a primeira coisa que comprei para minha filha foi uma chupeta. Talvez, inconscientemente, achava lindo e calmante e queria muito oferecer esse prazer ao meu bebê.
Guardei esse “presente” por 3 meses completos até coloca-lo na bolsa da maternidade, aguardando apenas a chegada da Giulinha.
Meu dentista,como bom dentista que se preze, vivia me alertando que a chupeta não era um bom artificio para o bebê, pelos problemas que gerava no futuro.
Por outro lado, eu já tinha lido que a chupeta é um excelente calmante, já que um bebê recém-nascido tem a necessidade de fazer o movimento de sucção cerca de vinte horas do dia (e óbvio que ele não vai ficar pendurado no seu seio essas vinte horas; então nada mais justo do que oferecer a chupeta). Além disso, em inglês, chupeta chama-se pacifier, o que, para mim lembra muito pacificador. Estava decidida que a chupeta seria um item indispensável na rotina da minha bebê.
Minha ideia era oferecer a chupeta a ela se houvesse necessidade: um choro constante, um desagrado, enfim, algo que fosse exatamente para pacificar.
E então chegamos à primeira noite da Giulia fora da minha barriga e à primeira noite minha como mãe de um bebê que estava fora da minha barriga.
Bebê mama, bebê dorme, bebê esta tranquilo, mamãe esta tranquila, e todos estão tranquilos no quarto, quando, de um segundo a outro, o bebê começa a se mexer, se mover, resmungar, chorar. Buá, buá, buá.
Pega o bebê, põe no peito e nada de parar. Olha a fralda: limpa! Pega no colo: choro aumenta.
Momento desespero!
E lembro-me da chupeta.
Pega a chupeta! Na bolsa!
Chup, chup, chup.
Bebê dorme em menos de dois segundos.
Santa chupeta!!!! Santa pacifier!
O bebê estava pacificado. E a mamãe também.
Sim, com horas de vida Giulia ganhou uma chupeta e sem titubear, agarrou aquele bico de silicone e não largou mais. É verdade que isso pode ter ajudado, e muito, a Lara a não mamar no peito, como eu já contei nesse post, mas para ela a chupeta foi literalmente um pacificador.
Em casa Giulia sempre ganhou a chupeta para se acalmar. Procurava oferecer a ela quando estava nervosa ou irritada (mas confesso também que já ofereci a chupeta várias vezes simplesmente para ela parar de chorar).
Quando ofereci a chupeta pra ela, muitas pessoas me criticavam, dizendo que seria um transtorno para que a Giulia parasse de usa-la, especialmente se eu demorasse muito para tirar a chupeta dela.
Pois eu digo que não pretendo fazer isso antes de ela completar dois anos.
O pai dela já me pediu, outras pessoas já me pediram, mas eu não vou tirar a chupeta dela antes dos dois anos de idade. A Pediatra dela me recomendou isto. Depois disso, devo usar uma tática de barganha com o Papai Noel, com o Coelho da Páscoa ou algum outro personagem. Ou então vou deixar a menina com a chupeta até ela enjoar. Enfim, ainda não sei o que fazer.
Só sei que o tempo passa rápido demais e esses dias estava pensando que tinha, de fato, planos para tirar a chupeta da Giulia no Natal desse ano, mas ainda a vejo como um bebê e morro de dó de pensar que ele poderá sofrer só por causa de uma chupeta.
Não sei como será esse processo de desapego no futuro. Prefiro pensar que vou usar do método que sempre usei com a Giulia: natural.
Se ela pede a chupeta? Sim.
Se eu ofereço todas as vezes que ela pede? Sim.
Se eu estou pensando em tirar a chupeta dela atualmente? Não.
Vamos seguindo aqui em casa, com a chupeta, o paninho, o colo para dormir, o chamego, o cafuné.
Até quando? Não sei.
Mas sempre gosto de pensar em uma coisa: ela provavelmente não estará chupando chupeta e nem usando o paninho para dormir quando estiver com ''vinte anos'', saindo de casa para morar sozinha. Pois então, vamos aproveitar a chupeta agora!
Se o Enzo vai usar chupeta? SIM CLARO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário